quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Informática, Educação e suas perspectivas de uso


A informática surge revolucionando os hábitos, diminuindo distâncias e permitindo um novo olhar sobre o mundo, chamado “mundo globalizado”. Neste contexto, também surge a necessidade por parte das pessoas de se apoderar do uso dessa tecnologia para poder garantir direitos de cidadania.

Diante dessa nova demanda, convém ressaltar que a escola não é somente um espaço de difusão de saberes historicamente construídos pelo homem mas também um local que tem como uma de suas funções situar o aluno como construtor de sua própria história. Neste caso, cabe a ela transformar-se em espaço privilegiado na construção, integração e difusão desse novo saber, de modo democrático, significativo e contextualizado.

Perante esse cenário, é preciso compreender a importância e necessidade de acesso por parte dos profissionais da Educação ao conhecimento das novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs)

Esses profissionais encontram-se diante de um modelo educacional julgado ultrapassado e outro, que tenta conviver e adotar as mudanças tecnológicas, porém baseado em paradigmas antigos o que significa dificuldade no uso e avanço das TICs no processo educativo.

Diante do que foi acima exposto, pode-se dizer, sem dúvida, que o maior prejudicado é o aluno por deparar-se com uma escola distanciada do seu contexto social, visto que fora da escola ele tem acesso a tecnologia por meio do uso de aparelhos eletrônicos, do computador, nas lan house por exemplo.

Portanto, não há dúvidas de que a introdução da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem poderá tornar-se um poderoso aliado desse processo de maneira interdisciplinar. Para isso é necessário que as políticas públicas nessa área sejam efetivadas, que os profissionais da educação superem dificuldades no uso das tecnologias, a formação contínua seja valorizada como possibilidade de rompimento de paradigmas ultrapassados, vislumbrando democratizar o acesso à tecnologia no espaço escolar e a garantia dos direitos de cidadania por meio do uso das TICs na escola.


Crédito da imagem: http://www.martinopolis.sp.gov.br/_images/Alunos_2.JPG




Um comentário:

Rz disse...

Oi Rutinea,
Gostei muito do seu texto, principalmente por evocar os motivos reais que nos levam a adotar novas práticas pedagógicas por demandas que não parecem se adequar à escola.
Não creio que a informática seja somente uma moda passageira, principalmente porque creio que podemos utiliza-la para proporcionar, por exemplo, mais autonomia aos nossos alunos.
Abs, Rz